Unicol - União das Cooperativas de Lacticínios Terceirense

A crescer consigo desde 1946
Site em construção.

História

Em 1945 existiam cerca de quarenta pequenas fabriquetas de lacticínios que laboravam na ilha Terceira. Perante as fragilidades existentes no sector, quatro homens com uma visão e espírito empreendedor unem esforços para criar uma organização mais forte – uma entidade que reestruture o sector dos lacticínios e dê resposta aos problemas de escoamento de queijo e de manteiga. Assim nasceu no dia 18 de Junho de 1946 a Federação de Cooperativas de Lacticínios do Distrito de Angra do Heroísmo.

No dia 1 de Junho de 1947 entra em funcionamento a fábrica da Federação de Cooperativas de Lacticínios do Distrito de Angra do Heroísmo, um arranque difícil tendo a exigência dos elevados investimentos para a época que se vivia. Um dos objectivos principais da fábrica era abastecer de leite e mais tarde de outros produtos lácteos o destacamento americano da Base das Lajes. O impacto da Federação de Cooperativas de Lacticínios do Distrito de Angra do Heroísmo cedo se tornou uma realidade na ilha Terceira e em 1951 o grupo inicial de nove cooperativas cresceu para dezanove.

Em 1960 a Federação de Cooperativas de Lacticínios do Distrito de Angra do Heroísmo sofre uma alteração dos seus estatutos e passa a assumir a designação actual: UNICOL – União das Cooperativas de Lacticínios Terceirense, UCRL.

Desde o dia em que foi criada a Federação de Cooperativas de Lacticínios do Distrito de Angra do Heroísmo que a UNICOL está ligada aos destinos da ilha Terceira. A sua história tem sido escrita com avanços e recuos, alternando entre períodos de crise com épocas de desafogo, tendo sempre em vista a defesa dos interesses dos produtores, associados ou não.

A UNICOL conta com mais de meio século de vida, história e empenho, onde a tradição, a cooperação, a qualidade e a inovação têm sido uma constante.

Actualmente a UNICOL conta com 23 cooperativas filiadas e cerca de 900 produtores associados.

Outros dados cronológicos:

1969
Fábrica de leite em pó com a NESTLÉ
1978
INTERLACTO, Lda. (60% NESTLÉ, 40% UNICOL)
1982
NESTLÉ vende quota à UNICOL
1992
PRONICOL (51% Proleite – Actualmente LACTOGAL -, 49% UNICOL)
1994
PRONICOL compra concorrente a ELA (Empresa de Lacticínios dos Açores)
Serviços
Produtos
Documentos

Contactos

União das Cooperactivas de Laticínios Terceirense
Vinha Brava
9700-236 Angra do Heroísmo
Açores Portugal
Telefone: 295 204 800
Fax: 295 204 809
+ info

Unicol

Web Development Via Oceânica 2010