Sistema de Alerta PITHOMYCES

Designação do Projecto

ACORES-01-0247-FEDER-000046

Código do Projecto

Fomentar as iniciativas I&D de contexto empresarial

Objectivo Principal

UNICOL – Cooperativa Agrícola, CRL

Entidade Beneficiária

296.923,05 €

Custo Total Elegível

222.692,29 €

Apoio Financeiro da União Europeia

Descrição

O PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SISTEMA DE ALERTA PITHOMYCES CHARTARUM QUE SE ENCONTRA JÁ NA FASE DE RECOLHA DE DADOS E COM VÁRIAS ESTAÇÕES COM SENSORES DE TEMPERATURA/HUMIDADE INSTALADOS, CRIOU UM SISTEMA QUE AUXILIA OS CRIADORES DE GADO NA GESTÃO DO MANEIO ALIMENTAR (PASTOREIO E SILAGENS), DE MODO A REDUZIR AS PERDAS ECONÓMICAS E O SOFRIMENTO ANIMAL CAUSADO PELA FOTOSENSIBILIDADE. O FUNGO PITHOMYCES CHARTARUM ENCONTRA-SE EM QUASE TODAS AS PASTAGENS AÇORIANAS E PRODUZ UMA TOXINA, A ESPORIDESMINA, QUE QUANDO INGERIDA PELOS RUMINANTES DESENCADEIA A DOENÇA PITOMICOTOXICOSE.

O GADO BOVINO AO INGERIR ERVA COM ESPOROS DO FUNGO DESENVOLVE PROBLEMAS HEPÁTICOS QUE LEVAM A UMA PERDA SIGNIFICATIVA DA PRODUÇÃO DE LEITE, AUMENTA O SOFRIMENTO DO ANIMAL DEVIDO À FOTOSSENSIBILIDADE E REDUZ A SUA ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA.

Alertas de Risco de Esporulação

AirCentre Esporulação Corrente

Alertas de Risco de Esporulação

A SOLUÇÃO AGORA APRESENTADA MATERIALIZA-SE SOBRE A FORMA DE UM SISTEMA DE AVISO PRÉVIO PARA A ESPORULAÇÃO DE PITHOMYCES CHARTARUM QUE MEDE E MAPEIA O RISCO DE ESPORULAÇÃO, INFORMANDO OS CRIADORES EM TEMPO REAL.

Alertas de Risco de Esporulação

AirCentre Alerta de Esporulação

Resultados

ESTA SOLUÇÃO INICIALMENTE TESTADA NA ILHA TERCEIRA E NUMA PEQUENA EXTENSÃO DA ILHA DE SÃO MIGUEL IRÁ PERMITIR AOS CRIADORES UMA MELHOR GESTÃO DO MANEIO DO GADO, O ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DESTE FENÓMENO E UM MELHOR ENTENDIMENTO CIENTÍFICO DESTAS MATÉRIAS, O QUE IRÁ PERMITIR UMA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E A MAXIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CARNE E DE LEITE.